quinta-feira, 15 de maio de 2008
Entrevista para Gilberto Abreu
7.3.08
Entrevista para o blog gilbertodeabreu.blogspot.com por ocasião da exposição Verdadeira Grandeza, março/abril 2008 no Atelier da Imagem, RJ.
Analu Cunha participa da exposição Verdadeira Grandeza, em cartaz a partir de 7 de março na Galeria do Ateliê, na Urca. Em entrevista por e-mail ao blog, a artista justifica o trabalho criado para a coletiva de auto-retratos. "Queria um retrato que me mostrasse fragmentada, e acabei achando essa solução, que me apresenta também como reflexão da reflexão (ê palavra boa!), uma imagem dentro de outras imagens…"
O que esta imagem propõe ao espectador?
A imagem propõe um jogo ao espectador. Quando me convidaram, pensei de imediato que não havia auto-retrato possível a essa altura do campeonato! O quê, em uma imagem, representaria as várias faces de uma mulher de 40 (e alguns) anos? Mãe, mulher, artista plástica etc. etc. Comecei a delinear a imagem dessas várias Analus a partir da única maneira que temos de conhecer nossa aparência: em reflexos, seja em superfícies, seja no olhar do outro. O jogo é esse: quais Analus estão ali? É possível concebê-la inteira? Qual é a verdadeira? Observe que meus olhos estão no reflexo do reflexo – para onde olham? Para onde caminha o olhar do espectador?
O jogo continua com a imagem do tripé, que lembra que, além de ser uma construção de vários fragmentos/ reflexos, a imagem fotográfica é ela mesma mais uma camada dessa construção.
Uma pena que a resolução da máquina seja tão pequena (3.1mp). Repeti com uma Nikon de 10mp no Jardim Botânico, mas a combinação dos reflexos não foi tão boa…
Como ela deve ser vista no contexto de sua obra?
Tenho investido em vídeos em que abordo ocasiões de intimidade, solidão, sonho, que, em última instância, são questões do sujeito. Essa imagem entra nessa leitura: eu, sujeito contemporâneo fragmentado, sozinha com o meu corpo e minha intimidade – na laje da minha casa. Penso em dar continuidade a essa imagem, refazendo-a em video e em espaços públicos.
Que relação estabelece com a de seus pares na exposição?
Vi poucas imagens e, até agora, tá difícil estabelecer qualquer relação, seja entre a minha imagem e a de meus pares ou entre eles. Se vc quiser, respondo depois da inauguração…
>> Confira o vídeo "Sonhos com vôo", de Analu Cunha. Nele, os participantes da Exposição Associados (Rio de Janeiro, 2007) reproduzem o modo como voam em seus sonhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário